Desandou, de uma vez por todas, o caldo entre a Câmara e o governo. Não que isso seja ruim. Membros da bancada governista, que não votaram junto ao governo nas eleições gerais deste ano, estão com os dias contados. E isso representa a tão falada reforma administrativa, anunciada pela gestão da mudança, momentos antes da campanha nas ruas. Todos sabem que isso é retaliação, mas poucos reconhecem em quem, de fato, o prefeito/médico apostou nas urnas.

Apoio

Nesta semana, os dois deputados eleitos de Macaé já declararam abertamente o apoio neste segundo turno. Ideologicamente, Felício Laterça (PSL), que já está de malas prontas para Brasília, vai seguir ao lado de Wilson Witzel (PSC), primeiro colocado na batalha pelo governo do Estado. Já Welberth Rezende (PPS), pronto para ocupar vaga na Alerj, segue firme ao lado de Eduardo Paes (DEM) e Comte Bittencourt (PPS).

Resultado

O desempenho pífio conquistado por Eduardo Paes (DEM) nas urnas de Macaé também é atribuído à baixa adesão do governo em defender a sua campanha. Apesar do prefeito ter liderado reunião de apoio ao ex-prefeito do Rio, Eduardo fez menos votos que Wilson Witzel (PSC) e Romário (Podemos). O mesmo deve se repetir no segundo turno, algo que nem Christino Áureo (PP), que também apoia Eduardo Paes, será capaz de reverter.

Transporte

Em Macaé, a disputa entre o Uber e o táxi força uma paridade no valor cobrado pelos veículos que prestam os dois serviços de transporte de passageiros. Em horário de rush, a corrida do Centro à Praia dos Cavaleiros, por exemplo, chega a R$ 20, tanto para quem usa o aplicativo, quanto para quem recorre aos carros de autonomia. Porém, em virtude da praticidade do uso do telefone, o Uber acaba ganhando em número de corridas.

Logística

E a população deve ter realmente atenção às mudanças no sistema de transporte público, que entram em vigor neste final de semana. Os coletivos que partem em direção às áreas Norte e Sul da cidade passam a operar nas duas laterais da Praça Veríssimo de Melo. Já quem vai para a Serra e Horto, deve se deslocar para a Praça Washington Luiz. A previsão é que o Terminal Central permaneça fechado durante um ano.

Pavimentação

E as obras de pavimentação dos nove quilômetros da Estrada Santa Tereza devem começar efetivamente nos próximos dias. A reforma do Ginásio Poliesportivo e intervenções em diversos bairros da cidade também estão programadas pela prefeitura. A ideia é que as intervenções mudem a cara de Macaé ao longo dos dois anos, melhorando a infraestrutura da cidade, remodelando espaços precários. Resta saber se as praças também serão contempladas.

Verão

A expectativa é que Macaé receba visitantes durante a alta estação do verão, tanto por conta das belezas naturais da Serra e do Mar, quanto pelo conforto e qualidade das instalações dos hotéis situados nas orlas da zona sul. Apesar dos quartos serem dedicados à dinâmica do mercado do petróleo, esses espaços devem aproveitar a onda da interiorização do turismo de lazer, algo que pode gerar emprego e renda.

Sermão

Quem assistiu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última quarta-feira (10), percebeu que o presidente do Legislativo, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), fez um sermão dedicado a ilustrar que a Câmara conseguiu angariar votos, seja para a eleição de Welberth Rezende (PPS), a quem ele atribuiu o seu legado político, seja para os demais candidatos da Casa. O desabafo ajudou a contextualizar a força que o parlamento tenta recuperar, até mesmo frente ao governo.

Abstenção

É de se esperar que haja um aumento da abstenção do número de eleitores que irão às urnas no próximo dia 28. A polarização dos candidatos na briga pela presidência da República, e o enfrentamento dos militantes mais xiitas, afastam as pessoas que desejam participar do show da democracia, mas não possui o interesse de se exaltar. E isso já enfraquece a representatividade da democracia, que precisa ser a solução para todos os nossos problemas.