Vereador Maxwell Vaz lembrou os dados alarmantes da doença no plenário da Câmara

Mobilização acontece nesta quinta-feira (25), às 17 horas, na praça do Museu do Legislativo

A falta de políticas públicas no atendimento às mulheres com risco iminente de câncer de mama gerou um protesto que chega as ruas nesta quinta-feira, dia 25. “O Cadê o mamógrafo de Macaé?” realiza uma manifestação, a partir das 17 horas, na Praça do Museu do Legislativo (na antiga Câmara Municipal), no Centro. O ato pela compra de um aparelho mamógrafo vai reunir parlamentares, ongs e sociedade civil organizada e pretende produzir uma “Carta Outubro Rosa 2018”, que reunirá assinaturas para exigir ao Poder Executivo a compra do aparelho, fundamental no diagnóstico do câncer de mama.

Em sua fala durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira (23), o vereador Maxwell Vaz (Solidariedade) lembrou os dados alarmantes da doença. “A previsão é de que 60 mil mulheres tenham câncer de mama em 2018. E se não temos nem mamógrafo, como podemos acreditar que essas mulheres poderão se tratar. O governo não paga o serviço terceirizado e também não compra o mamógrafo. Será que saúde pública para mulher não é importante? Será que a saúde não é importante”, questionou o parlamentar.

A carta exigindo a aquisição de um mamógrafo poderá ser assinada durante o manifesto. A orientação é para que todos usem alguma peça de roupa nas cores rosa ou branca.