As águas continuam a bloquear acessos importantes do trânsito da cidade, algo que vai impactar a rotina curta desta semana, pautada pelas expectativas do feriadão. Na Aroeira, motoristas devem evitar seguir pela Linha Azul, onde a ponte do Canal do Capote ainda está submersa. Já no Trevo do Petróleo, que divide as Linhas Azul e Verde, as águas reduzem o fluxo de veículos afetando especialmente o trânsito em horários de rush.

Água

Apesar da estiagem, a situação dos recursos de drenagem natural das águas de chuva ainda é complicada. Basta olhar a região da Linha Azul, onde os canais estão completamente cheios, assim como os
terrenos alagadiços. Se chover um pouco mais, bairros situados nas imediações da Aroeira e Novo Botafogo voltarão a registrar transtornos. Por conta disso, a equipe da Defesa Civil precisa permanecer em estágio de alerta.

Buracos

A prefeitura quer focar agora as operações de Tapa Buracos em diversos pontos da cidade, amenizando assim os transtornos pós-chuva. A tarefa, que segue a decreto de calamidade, requer uma atenção maior por parte do governo, já que bairros e comunidades aguardam esse trabalho há meses. Com a demanda crescente por conta dos alagamentos, há de se esperar que as condições das ruas e vias públicas melhorem.

Doações

É de se destacar a capacidade de mobilização da sociedade em garantir donativos para amenizar o sofrimento das famílias que sofreram com os impactos das chuvas. Alimentos, materiais de higiene, roupas de cama e até brinquedos já foram levados para a Pousada Social, montada pela prefeitura próximo a secretaria de Saúde. E mesmo com a estiagem, as pessoas ainda se solidarizam, o que marca o dias de bonança após as tempestades.

Proteção

Na manhã de ontem (12), a equipe da secretaria de Infraestrutura repõs a estrutura de proteção do Ginásio Poliesportivo, que gera as expectativas para o início das obras de reforma do local. Porém, é preciso garantir a recomposição do sistema de drenagem da área que alaga, destruindo por completo a quadra que por anos recebeu jogos importantes de futsal e de vôlei. A previsão é que em dois anos o novo prédio esteja pronto.

Semáforos

Por conta das chuvas, alguns semáforos precisam passar por manutenção, especialmente os que dão acesso à Rodovia Amaral Peixoto. A situação complica o trânsito, especialmente em horários de maior chegada de carros que migram de Rio das Ostras em direção ao polo offshore. Devido a demanda que cresce na cidade por conta das tempestades, a Mobilidade Urbana deve agilizar as ações de ordenamento urbano.

Votações

A semana promete ser corrida na Câmara. Mediante as expectativas quanto as eleições para a presidência, os parlamentares tendem a correr com as pautas de votação. Por isso, crescem as expectativas sobre a votação do projeto “Avança Macaé”, proposta do governo que visa abrir jurisprudência para parceria entre o governo e a iniciativa privada, para restabelecer projetos de infraestrutura, que precisam de grandes investimentos.

Descarte

Em tempos de chuvas, cresce a responsabilidade da própria população em garantir o descarte adequado do lixo e entulhos. E isso depende diretamente da regularidade do serviço de coleta de lixo, que está se restabelecendo mediante aos transtornos causados pelos alagamentos. A atenção ajuda também a evitar a proliferação dos mosquitos aedes agypti, que no verão geram riscos do registro de epidemia.

Porto

A audiência pública do Tepor ajuda a criar uma grande expectativa para a retomada das atividades do petróleo na cidade. A expectativa é que o projeto seja efetivamente realizado a partir do primeiro semestre do próximo ano, o que vai coincidir com o desenvolvimento dos projetos de exploração e produção de novas reservas. Dentro de uma década, Macaé voltará a desfrutar da prosperidade que há três décadas mudou o perfil do município.