Após chuvas, ponte da Barra tem estrutura comprometida

1
3444
Base da coluna de concreto da ponte cedeu, e o vão central do acesso afundou, já que a estrutura ficou comprometida

Parte da coluna de concreto se deslocou devido o volume de água no rio que comprometeu o alicerce

Após as fortes chuvas que atingiram o município de Macaé, na última semana, a ponte ‘velha’ da Barra de Macaé ficou com sua estrutura comprometida. A passarela apresentava rachaduras, preocupando quem passa pelo local diariamente.

A prefeitura de Macaé informou que profissionais das secretarias Adjuntas de Obras e a Coordenadoria de Defesa Civil já estiveram no local para vistoria na última sexta-feira (9). “A estrutura não apresenta riscos. Está prevista uma intervenção na passarela para ampliar o vão e permitir que embarcações maiores passem por baixo, mas isso ainda depende de ajustes e autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”, afirmou o engenheiro Sérgio Santos, da Secretaria Adjunta de Obras.

Com a força da enxurrada, uma base da coluna de concreto da ponte cedeu, e o vão central do acesso afundou, já que a estrutura ficou comprometida. Mesmo com os riscos, o local ainda não foi interditado.

A ponte e a passarela oferecem perigos. Isso é desastre anunciado, tanto por pedestres e ciclistas que passam no local, quanto por barcos de pescadores que passam por debaixo da ponte, já que ameaça cair a qualquer momento”, disse um dos pescadores.

No local é possível constatar diversas rachaduras nas bases da passarela e também da ponte. Algumas pessoas relatam que sentiu a ponte tremer devido as fortes chuvas que acabou enchendo o rio. “Nosso maior medo é que tudo venha abaixo. Precisamos de uma solução logo, antes que o pior aconteça”, afirma a vendedora Alice Xavier, que precisa passar pelo local todos os dias para ir trabalhar.

Segundo estimativa da prefeitura, por dia cerca de 30 mil pessoas passam pelo local, em direção ao Centro e Barra de Macaé.

A administração municipal disse, ainda, que o laudo com a conclusão da análise está previsto para ser concluído ainda essa semana, indicando as demandas necessárias para o local.

1 COMENTÁRIO