Programação começa no dia 20 com atividades no Parque Municipal Atalaia

Eventos de conscientização abordarão vários temas entre os dias 20 e 22 de setembro

Entre os dias 20 e 22 de setembro, a prefeitura, por meio da secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, vai promover o “Ambiente em Foco”. Nos três dias irão acontecer vários eventos, com temas diferentes, no município.

No dia 20 (quinta-feira), a programação será em comemoração pelo “Dia de Defesa da Fauna”. As atividades vão acontecer no Parque Municipal do Atalaia, que fica situado na subida para a Serra, na RJ-162.

Os convidados serão recepcionados com um café da manhã às 8h30. Logo em seguida, às 9h, acontecerá a mesa redonda com o tema “Ações pela defesa da fauna”. Vão palestrar o Chefe da Rebio União/ICMBio, Whitson José da Costa Jr, o Delegado da Polícia Federal, Júlio César Ribeiro, o analista ambiental do Parque Nacional da Restinga Jurubatiba, Marcos César dos Santos, a Chefe de Fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Leila Bekai, e Madson Nazareno, do setor de Fauna da SEMA.

Às 14h acontecerá a “Liga da Preservação” com a Guarda Ambiental. Na ocasião serão soltos animais silvestres que foram resgatados pelos órgãos ambientais do município. No dia 21, será a campanha pelo “Dia mundial sem carro” e comemoração pelo “Dia da Árvore”. A ação vai acontecer na Praça Veríssimo de Melo, das 9h às 17h. Nessa data, toda sociedade está convidada a deixar o carro na garagem e ir trabalhar de bicicleta.

Fechando as comemorações, no sábado, dia 22, será realizado o “Clean up day”, na Praia do Pecado. O ponto de concentração será às 8h, em frente ao Hotel Blue Tree. Além de pessoas do poder público, a ação também é aberta para os moradores e frequentadores, que podem abraçar a causa.

Apesar de parecer um gesto inofensivo, o lixo deixado nas areias pelos frequentadores acaba sendo levado para os oceanos através de correntes de vento e do mar, quando a maré fica alta.

Um dos maiores riscos que esses resíduos podem causar é a morte de animais marinhos, que sofrem graves consequências por ingerir sacolas plásticas e diversos outros materiais. O lixo se espalha rapidamente no mar, chegando a locais como ilhas desertas e recifes costeiros.

Vários estudos no mundo inteiro mostram a grande quantidade de lixo encontrado nos estômagos dos animais. Uma das espécies que mais sofrem são as tartarugas, que confundem o plástico com algas. Muitas morrem sufocadas e acabam surgindo na costa, casos que já foram encontrados em Macaé nos últimos anos. Mas além dela, outras espécies também ficam ameaçadas, caso dos golfinhos e das baleias.

Entre as consequências diretas estão os prejuízos à navegação e às atividades pesqueiras; a degradação da paisagem; o aumento de despesas municipais com limpezas periódicas; a dispersão de doenças através da proliferação de roedores e insetos e a diminuição das receitas advindas do turismo.