Folderes explicativos foram entregues para orientar a população para que não haja entrega de esmolas

Equipamentos públicos dão suporte à população em situação de vulnerabilidade

Equipes de abordagem do Centro Pop, Pousada da Cidadania e Consultório de Rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, realizaram, na manhã de ontem (18), abordagem social no entorno da rodoviária, com o objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua para a Pousada da Cidadania. A ação conjunta teve apoio da Secretaria de Ordem Pública.

Folderes explicativos foram entregues para orientar a população para que não haja entrega de esmolas, pois a prática compromete o trabalho da equipe multidisciplinar que busca a inclusão das pessoas em situação de rua.

De acordo com informações do coordenador do Centro Pop, Edvaldo Santos, a ação é realizada duas vezes na semana pelas ruas da cidade. “Nós não podemos obrigar a pessoa ir conosco para a Pousada da Cidadania, pois isso fere o direito constitucional de ir e vir. Mas muitos moradores e comerciantes estavam comentando sobre o grande volume de pessoas em situação de rua no entorno da rodoviária e resolvemos intensificar o trabalho de sensibilização”, informou.

Ele acrescentou ainda que na ação realizada na manhã de quarta-feira (17), duas pessoas foram encaminhadas para a Pousada da Cidadania. Daniel Lima, de 36 anos, conta que veio de São Paulo e não tem família em Macaé. “Vivo na rua porque não tenho ninguém, resolvi ir para a Pousada da Cidadania e recebi atenção e carinho”, disse.

Outro acolhido pela equipe, Michael de Jesus, de 33 anos, conta que achou melhor ir para a pousada do que ficar nas vias públicas. “Roubaram todos os meus documentos e o pessoal da equipe da pousada já está providenciando para que eu tire outros. Pretendo ‘arrumar’ a minha vida “, contou.

Segundo o Coordenador do Centro Pop, Edvaldo Santos, na ação da manhã desta quinta-feira (18), foram encaminhadas para a Pousada da Cidadania quatro pessoas em situação de rua. Ele conta que o Centro Pop atende em média de 50 a 80 pessoas por dia e 95% delas são de outras cidades. “Assistimos pessoas de Vitória, Quissamã, São Paulo e Campos. Eles recebem o café da manhã e tíquete para almoçar no Restaurante Popular. Todos são cadastrados e é feita triagem para saber a real necessidade de cada um, informou.

O coordenador da Pousada da Cidadania, Alanderson Gomes de Souza, conta que o local tem capacidade de abrigar 50 usuários. O assistido recebe alimentação e todo atendimento por uma equipe multiprofissional que faz o trabalho de inserção no mercado de trabalho ou no convívio familiar. “Além de receber pessoas em situação de rua, temos no local assistidos que possuem dificuldades de locomoção e transtorno mental. Essas pessoas não possuem familiares e recebem todo acolhimento necessário”, explicou.