Pelo que se observa, a pouco mais de três meses das eleições que serão realizadas este ano para escolha dos nossos representantes políticos, parece que os que detêm o mandato não pretendem mesmo fazer reforma política nenhuma. Como se ouve nas ruas, onde quer que você esteja, continua sendo grande o desejo de votar no novo e não reeleger os atuais deputados e senadores, como viralizado nas redes sociais de forma cada vez mais ostensiva. Os votos nulos e brancos, de acordo com algumas pesquisas que gozam de credibilidade, ainda é maior dos que pretendem votar em candidatos novos que não encontram vez na lista dos partidos políticos que continuam priorizando a reeleição, tendo criado para isso o Fundo Eleitoral que vai destinar aos partidos nada menos do que R$ 2,1 bilhões para financiamento público da campanha.

Esta decisão foi tomada pelos parlamentares porque a Justiça decidiu que é proibido a doação de empresas, permitindo apenas as doações de pessoas físicas, baseadas no seu rendimento. A medida, foi tomada depois dos enormes rombos ocorridos em muitas empresas estatais, principalmente na Petrobras, obras de propinas pagas aos políticos e empresários que deixaram o país na lona. Enquanto na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal a trinca de ministros favoráveis ao Partidos dos Trabalhadores e outros coligados continua a soltura de presos já condenados, com os advogados tentando pegar carona até para pedir a liberdade do ex-presidente Lula, outros se unem pedindo que o STF permita a volta dos showmícios que acabaram, após a aprovação de lei de iniciativa popular. E, sabem por que? Como os candidatos não conseguem mais reunir multidão para ouvir seus discursos, passou a contratar artistas que cobravam caro, não recebiam tudo, reunia um grande número de pessoas que acabavam ouvindo o que não queriam. Conclusão, mais do mesmo pela frente.

Fim de linha?

Depois de correr para lá e correr para cá, pretendendo o que ninguém sabe, o prefeito de Macaé, que talvez tenha tido a pretensão de voos mais altos na carreira política que começou mal – prometeu mudanças, mas não mudou nada – decidiu surpreender seus próprios correligionários e amigos com o seu desligamento do MDB. Claro que ninguém entendeu nada.

Como ele saiu do Partido Verde, que coligado com o Partido dos Trabalhadores, ganhou a prefeitura em 2012, de início deu um pontapé no vice Danilo Funke e tratou de mandar e desmandar, passando pelo período de renovação a nível estadual e federal, sem conseguir fazer nenhum representante de Macaé para a Alerj ou para a Câmara dos Deputados, apesar de o município contar com mais de 150 mil eleitores. Depois, traiu seus colegas de PV, de PT, e filiou-se no PMDB, indicado como presidente da Comissão Provisória, período que esgotou no ano passado e acabou não reconduzido pelo Picciani, a quem deveria favores para apoio nas eleições de outubro. Tudo caminhava bem até que houve a delação de um diretor da Odebrecht, afirmando que pagou propina a alguns na prefeitura, investigação que ainda não se sabe por onde anda.

Como brecou a pretensão do médico e vereador Marcio Bittencourt que pretendia filiar-se ao PSB e ser candidato a deputado estadual, mesma pretensão de Guto Garcia, os dois ficaram a ver navios por terem sido ameaçados da perda de mandato por infidelidade partidária. Lógico que todos ficaram zangados. Como nada feito pelo chefe do executivo surpreende mais, ele decidiu pedir desfiliação do agora MDB. E como ficam seus companheiros de fé e irmãos camaradas? Só Deus sabe. O que mais impressiona é que, agora, ele começa a dar uns petelecos populistas para ajudar Guto Garcia, criando o Bolsa Escola, para estudante do Ensino Médio. Você aí, entendeu? Não? Aguardem que vem mais bomba por aí.

PONTADAS

Quem acompanha diariamente a programação da Band e vê a eloquência de Datena, muitas vezes esculhambando a classe político, observou que ele ganhou mais notoriedade com o Datena aos Domingos, programa no qual entrevistou alguns presidenciáveis. Ele agora é pré-candidato ao Senado por São Paulo pelo DEM, e detona: “presidenciáveis que estão aí, não são capacitados…

________

Não é à toa que a volatilidade do dólar continua surpreendendo o mercado e subindo sem parar. Para piorar, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, tem defendido abertamente a expropriação de todos os campos de petróleo leiloados para empresas estrangeiras no governo Temer. “Para ser claro para o investidor estrangeiro, estou anunciando e repetirei: todos os campos de petróleo que foram vendidos no exterior após o golpe e a revogação da Lei de Partilha, serão expropriados”.

________

Esta semana a pauta empresarial e política esteve voltada para a revelação do governador do Estado do Espirito Santo, Paulo Hartung, que pediu na audiência pública realizada dia 15 passado, em Vitória, a retirada do aeroporto de Macaé do consórcio de aeroportos que serão leiloados no final do ano. A reação vai ser continuada e todos estão se mobilizando para manter Macaé no processo. Tomara que dê certo.

_______

Até domingo.