Marcelo Trindade promete cortar despesas e incentivar privatizações, como a da Cedae, caso seja eleito

Marcelo Trindade participou de uma sabatina com empresários na sede da Firjan

O candidato do Partido Novo ao governo estadual, Marcelo Trindade, afirmou que sua principal bandeira é garantir que o Rio de Janeiro deixe de ter dívidas. Por isso, ele promete cortar despesas e incentivar privatizações, como a da Cedae, caso eleito. “Sem isso, descumpriremos o Acordo de Recuperação Fiscal”, declarou esta semana, durante mais um dos encontros de candidatos com empresários, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro.

Além da Cedae, rodovias estaduais e a gestão das barcas são alguns dos ativos que devem ser privatizados. Trindade prometeu ainda rever os contratos de concessionárias que considera ineficientes. “Vamos melhorar também as agências reguladoras do estado, Agenersa (Energia e Saneamento Básico) e Agetransp (Transportes), para que cumpram seu papel com seriedade e garantam segurança jurídica e transparência nos editais”, explicou.

Trindade afirmou também que irá atuar por uma desburocratização radical: “A maioria dos processos será autodeclarada virtualmente. Vamos investir em uma forte fiscalização a posteriori”. Um exemplo que citou foi a fiscalização anual de automóveis pelo Detran, que será desarticulada e incorporada às operações da Lei Seca e demais ações de trânsito, reduzindo custo da gestão pública e também diminuindo o valor das taxas do Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda). “Assim, o contribuinte pagará menos, mas não comprometeremos nossa arrecadação”, disse.

Por fim, o candidato ressaltou que é preciso uma mudança radical no estado do Rio para vencer a crise, com a quebra do paradigma da estrutura política atual que, de acordo com ele, vem deteriorando o país. “O Partido Novo está fora desse modelo político”, afirmou.

Na próxima quinta-feira (20), Marcelo Trindade estará em campanha eleitoral em Macaé ao lado de Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei. Ele terá a companhia de correligionários do partido e candidatos a deputados estadual e federal. Marcelo Trindade irá conceder entrevista exclusiva ao Jornal O DEBATE, às 15h, e às 16h, participará de uma entrevista em uma rádio da cidade. Às 17h, fará planfletagem no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro, e por fim, às 19h, o candidato ao governo do estado terá um encontro com empresários que compõem o Repensar Macaé, no Hotel Gran Nobile, no bairro da Glória.