Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Provas do Enem acontecem neste domingo

Os candidatos terão 4h30 para fazer as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Em 11/11/2017 às 07h56


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Em Macaé, os candidatos serão recebidos em seis instituições, entre elas a Cidade Universitária Em Macaé, os candidatos serão recebidos em seis instituições, entre elas a Cidade Universitária





Neste final de semana, estudantes e demais interessados em ingressar na Educação Superior Pública, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), irão participar do segundo domingo de provas. O exame, que antes era aplicado em apenas um final de semana, este ano foi aplicado em dois domingos consecutivos, dia 5 último e agora dia 12. 

No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início dos exames. 

Já neste domingo será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. 

Os portões das unidades onde as provas serão aplicadas serão abertos às 12h e fechados às 13h. Já a prova será aplicada às 13h30.  A orientação do MEC / INEP é que os candidatos cheguem aos locais de avaliação com pelo menos uma hora de antecedência. 

 De acordo com balanço apresentado pelo INEP, as provas aplicadas no último domingo (5) terminaram com 273 participantes eliminados. Em 2016, ao final do primeiro dia, o Exame já registrava 3.942 eliminações, e outras 4.780 no segundo dia. Ainda segundo o órgão, no primeiro domingo, a aplicação foi tranquila e sem ocorrências graves. 

O órgão aponta ainda que o Enem 2017 implantou a prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico, e teve a maior cobertura de detectores de metal desde que o recurso começou a ser usado: 100 participantes por detector. Do total de eliminados, 264 foram por descumprimento de regras gerais do edital e nove após passarem pelo detector de metais portando objetos proibidos. 

Este ano, em Macaé, um total de 7.891 estudantes confirmaram as inscrições para o Exame. Já em todo estado, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Exame será aplicado em 1.724 municípios para 6.731.203 de inscritos. 

Na cidade, as provas estão sendo aplicadas na Cidade Universitária, Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG) / Castelo, Instituto Federal Fluminense (IFF), Colégio Irene Meirelles, Universidade Estácio de Sá e Unigranrio.

A nota obtida no Exame é o principal pré-requisito para quem deseja cursar uma graduação por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade