Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Unimed promove Semana da Qualidade e Segurança do Paciente

Objetivo é disseminar os protocolos de segurança na organização e introduzir o paciente e seu acompanhante nesse processo

Em 09/11/2017 às 11h23


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte



A cada três minutos, pelo menos dois brasileiros morrem em um hospital público ou privado como consequência de um evento adverso.  Segundo dados do Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente - IBSP -, 7,6% dos pacientes brasileiros internados sofrem algum problema em decorrência de adversidade dentro das instituições de saúde. Os principais eventos durante o tratamento de um paciente são: queda, infecções e administração incorreta de medicamentos. Ainda segundo a IBSP, 70% desses erros poderiam ser evitados.

Pensando em minimizar esses eventos, a Unimed Costa do Sol, promove entre os dias 6 e 10 de novembro, a Semana da Qualidade e Segurança do Paciente. O evento é organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), formado em Janeiro de 2014 para, entre outras atribuições, monitorar os eventos ocorridos na organização e promover a melhoria contínua dos processos. Em todo país, apenas 12% dos hospitais possuem um grupo de trabalho como este, um deles é a Unimed Costa do Sol (HUCS). De acordo com o Administrador do hospital, Leonardo Lima, um grande avanço: "faz parte de a nossa missão atender o paciente com segurança e qualidade e o Núcleo garante essa vigilância continua dos processos", afirma.

Seis medidas simples, chamados Protocolos de segurança, determinados pela Anvisa, contribuem para segurança do paciente e serão reforçadas durante o evento, são elas: identificar corretamente do paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde, Medicação segura, Cirurgia segura, Higienização das mãos, Prevenção de Quedas e Lesão por pressão.

Além dos profissionais da saúde, familiares e pacientes vão participar. Segundo Elenice Gomes Pacheco, coordenadora do setor de Qualidade e NSP, é importante a participação de todos nesse processo: "a família e cuidadores são ferramentas importantes do cuidado prestado ao paciente dentro da organização".

Para estimular a participação do paciente, acompanhante ou cuidador na segurança do paciente dentro de um serviço de saúde a ANVISA lançou em Agosto/2017 a cartilha "Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente?". Com base neste material, o HUCS preparou todas as atividades para esta Semana e elaborou a cartilha denominada "Orientações para pacientes, visitantes e acompanhantes" sendo que a mesma estará disponível para entrega no hospital e também no site. Ao receber a cartilha, o paciente e seu acompanhante serão orientados, de forma lúdica, na maneira correta de higienizar as mãos, ter o melhor cuidado no uso de medicações, na prevenção de quedas e lesão por pressão e na importância da identificação correta dentro da organização.

A Segurança do Paciente é dever de todos, melhorar sua vida, é nosso compromisso. Por isso, algumas dicas para evitar eventos adversos:


Identificação do Paciente:

*         Antes de colocar a pulseira de identificação, verifique se as informações estão corretas.

*         Contribua no processo de sua identificação, falando seu nome e sobrenome, antes da realização de um cuidado;

Higiene das mãos:

*         Pedir ao médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde para higienizar as mãos antes de lhe tocar pode ajudar a evitar as infecções;


Cirurgia segura

*         Lembrar os profissionais da saúde sobre a lista de verificações

*         Informe aos profissionais de saúde sobre cirurgias anteriores, anestesia e medicamentos que usa; além das condições de saúde (alergias, diabetes, problemas respiratórios, pressão arterial alta, ansiedade etc);


Medicação

*         Comunique sempre os problemas de saúde: se você é diabético, hipertenso, ou tem qualquer outro tipo de complicações de saúde; se utiliza outros medicamentos.

*         Pergunte se o profissional que realizará a medicação verificou, antes, seu nome completo e as informações contidas no rótulo de identificação do medicamento com as que estão na sua pulseira de identificação e no prontuário.


Prevenção de Lesões por pressão (LPP)

*         Estimular a movimentação ativa no caso do paciente restrito ao leito, sob acompanhamento da equipe de enfermagem e/ou de acompanhante;

*         Evitar pele úmida

*         Se o paciente está acamado, o familiar ou cuidador pode ajudar a movimentar para evitar LPP


Prevenção de quedas

*         Classificar o paciente com risco de queda

*         Evitar que o paciente levante do leito, caminhe ou faça qualquer atividade sem acompanhamento.


Sobre a Unimed Costa do Sol

A Unimed Costa do Sol, localizada em Macaé/RJ, possui um complexo que conta com serviços próprios, como: hospital, laboratório, farmácia, serviço de remoção e medicina preventiva. A cooperativa possui a maior rede assistencial da região, com mais de 400 médicos cooperados, e mais de 70 estabelecimentos credenciados.


Programação completa - Para pacientes, acompanhantes e visitantes.

Terça-feira - 7 de novembro

9h/11h - Higienização das mãos - com luz negra

14h/16h -Higienização das mãos - com luz negra

14h/16h - Apresentação do Grupo: Amigos Palhaços - Pediatria

Quarta-feira - 8 de novembro

9h/11 - Orientações sobre medicamentos

14h/16 - Orientações sobre medicamentos

14h/16h - Apresentação do Grupo: Amigos Palhaços - Pediatria

Quinta-feira - 9 de novembro

9h/11 - Orientações sobre prevenções de quedas e lesões por pressão

14h/16 - Orientações sobre identificação do paciente

14h/16h - Apresentação do Grupo: Amigos Palhaços - Pediatria


Serviço:

O que: Semana da Qualidade e Segurança do Paciente 

Quando: 6 a 10 de novembro

Onde: Hospital da Unimed Costa do Sol 
R. Tenente-Coronel Amado, 401 - Centro, Macaé - RJ, 

Horário: Das 9h às 11h / 14h às 16h

Autor: O DEBATE

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: economia


publicidade