Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Ação conscientiza sobre os riscos das doenças vasculares

Profissionais de saúde estiveram nesta sexta-feira levando a informação para a população

Em 28/10/2017 às 07h25


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Ação vem sendo realizada pela SBACV/RJ na capital e no interior do Estado do Rio Ação vem sendo realizada pela SBACV/RJ na capital e no interior do Estado do Rio
Quem passou pelo Centro nesta sexta-feira (27), teve a oportunidade de tirar suas dúvidas em relação as doenças vasculares. Com o intuito de conscientizar e levar informações sobre o assunto para a população, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV/RJ) escolheu Macaé para receber a Campanha preventiva. 

A ação aconteceu durante o período da manhã na Praça Veríssimo de Melo. Uma grande estrutura com um balão inflável de 10 metros, simulando uma artéria, chamava a atenção de quem passava pelo local. O objetivo era mostrar, de forma lúdica, os riscos das doenças, além de orientar sobre a importância da prevenção.

A população também pôde contar com serviços ambulatoriais oferecidos de forma gratuita em um caminhão itinerante. O evento contou com a presença de profissionais de várias localidades do Estado do Rio e de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Na parte da tarde, foi realizado um pequeno mutirão para o tratamento de 12 pacientes avaliados e preparados no ambulatório do Hospital São João Batista, parceiro do evento. Foi aplicada a técnica de Escleroterapia não estética ecoguiada de varizes de membros inferiores com microespuma densa.  

O objetivo da SBACV/RJ é reduzir o número de complicações e mortes por conta de doenças vasculares. A campanha visa alertar a população, pois muitas vezes as pessoas não apresentam os sintomas. Quanto mais cedo for detectada, menores são as chances de risco. 


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), das 10 doenças que mais matam no mundo, estão o acidente vascular cerebral (AVC), que ocorre devido à obstrução das carótidas, e a diabetes, que provoca a obstrução dos vasos das pernas. 
Fatores como o crescimento da população obesa, é um dos motivos que colaboram com o aumento de casos. O tabagismo, hereditariedade e o sedentarismo também contribuem com esses tipos de problemas. 


A prevenção é a melhor maneira de evitar. Além de manter um hábito de vida mais saudável, com a ingestão de uma alimentação balanceada e prática de atividades físicas, consultas com médicos especialistas devem ser feitas regularmente. 

Autor: Marianna Fontes

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: cidade, saúde


publicidade