Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

III Curso de Envelhecimento Ativo e Promoção da Saúde

Profissionais da UFRJ Campus Macaé promoveram mais uma edição do curso

Em 26/10/2017 às 11h28


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Um dos objetivos do curso foi proporcionar discussão sobre envelhecimento ativo Um dos objetivos do curso foi proporcionar discussão sobre envelhecimento ativo
Recentemente profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira promoveram mais uma edição do curso na área do Envelhecimento. A iniciativa foi uma proposta do projeto Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde", pertencente ao Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde do campus UFRJ Macaé.

A Professora Renata Amorim, explica que o projeto "Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde" faz parte do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde do campus UFRJ Macaé. "Trata-se de uma iniciativa que realiza levantamento de dados de saúde de idosos da comunidade macaense (avaliação do estado de saúde nas dimensões clínica, nutricional, psicossocial e funcional) e a partir daí, são traçadas ações de promoção da saúde, de acordo com o perfil de agravos encontrados", disse a docente. 

Ainda segundo ela, o projeto já acontece há três anos e fundamenta-se no reconhecimento da relação ampliada e multifatorial entre envelhecimento e saúde e busca uma integração entre a universidade e a comunidade, através do exercício da construção compartilhada do conhecimento. O terceiro curso foi uma das atividades de promoção da saúde do projeto "Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde".

Ainda de acordo com Renata, teve como principais objetivos proporcionar discussão sobre envelhecimento ativo, direcionado aos idosos do Programa Municipal Guarda Senior da Prefeitura Municipal de Macaé, com base na educação popular em saúde e possibilitar o uso dos conhecimentos adquiridos, habilidades e potenciais dos idosos de forma sustentável e resiliente, auxiliando na melhora da qualidade de vida.

A atividade foi realizada no Auditório do Polo Ajuda/UFRJ Macaé, no último dia 19 e contou com a participação das Fonoaudiólogas Cristiane Rangel e Alessandra Mattoso, da rede municipal de Saúde da Prefeitura de Macaé.
"Os temas discutidos no dia foram: tendências sociais do envelhecimento, capacidade funcional, capacidade cognitiva, presbifagia, presbiacusia, presbifonia, como prevenir quedas e a importância de um domicílio seguro para o idoso.

As ações do projeto são sempre norteadas pelo olhar interdisciplinar do envelhecimento humano e foi extremamente gratificante contar com profissionais convidados da rede municipal de Saúde de Macaé. O evento superou as expectativas!", enfatizou Renata. 

Na oportunidade, ela agradece a presença das palestrantes convidadas, e todo apoio da coordenação da Guarda Municipal de Macaé e UFRJ Macaé.

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação UFRJ


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade