Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

UFRJ é considerada a melhor universidade do Brasil

Titulo foi obtido pelo segundo ano consecutivo e profissionais do Campus Macaé ressaltam a importância desse reconhecimento

Em 25/09/2017 às 11h05


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Profissionais da instituição atribuem o reconhecimento à dedicação de todo corpo acadêmico da universidade Profissionais da instituição atribuem o reconhecimento à dedicação de todo corpo acadêmico da universidade
Apesar deste ano ter sido de momentos difíceis para as universidades, assim como para o país como um todo, em virtude da atual crise econômica federal que impactou não só a economia mas também diversos setores da educação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve recentemente o título de melhor universidade do Brasil na 6ª edição do Ranking Universitário Folha (RUF). Segundo informações, esse foi o segundo ano consecutivo que a instituição foi reconhecida como a melhor, dentre 195 universidades públicas e privadas, com 97,42 pontos. O resultado foi disponibilizado pelo Ranking Universitário Folha 2017 (RUF) publicado na última segunda-feira (18).

Ainda segundo as informações, os indicadores avaliados pelo ranking foram 5: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação e os dados para comporem os indicadores são coletados em bases como Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, CNPq, Capes, dentre outros.

Em entrevista à redação do Jornal, o professor e diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Numpem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Rodrigo Nunes da Fonseca disse que o reconhecimento obtido pela universidade é fruto do trabalho árduo que vem sendo realizado diariamente pelos professores, técnicos administrativos e alunos que têm se esforçado muito, mesmo com esse momento de cortes absurdos dos recursos. 

"Hoje a universidade tem um orçamento que é quase a metade do que foi há três, quatro ano atrás e mesmo assim conseguimos ficar na frente de instituições tradicionais como a USP e Unicamp e isso demonstra a qualidade e esforço continuo que tem sido feito por essa comunidade acadêmica. Não podemos deixar de mencionar também que Macaé foi muito feliz ao escolher a UFRJ como universidade", disse. 

O Professor e coordenador do curso de Medicina da UFRJ Campus Macaé, Joelson Tavares Rodrigues também falou sobre o reconhecimento obtido pela universidade. "Entendo que o fato da UFRJ ter sido considerada a melhor universidade do Brasil é mais um reconhecimento do trabalho sério que ela tem realizado e  para a cidade de Macaé é um ganho, afinal todo projeto de desenvolvimento de uma região ou de um país precisa, nos dias de hoje, estar calcado no conhecimento que é seguramente o grande motor da economia no contemporâneo. Associado a isso, temos todos os ganhos que uma universidade do porte da UFRJ  traz, complementam um projeto de desenvolvimento forte e sustentável  com reflexos para toda sociedade", disse Professor Joelson Tavares. 

A diretora geral do campus Macaé, Arlene Gaspar também se pronunciou. "Estamos muito orgulhosos com o fato de que, em meio a tantas adversidades, a comunidade da UFRJ tenha demonstrado a força necessária para garantir o ensino, a pesquisa e a extensão em patamar de excelência. As universidades públicas estão trabalhando de forma intensa, a crise não está nos abatendo e continuamos com nosso compromisso com a educação pública de qualidade. Cabe ressaltar que, as melhores universidades do país continuam sendo as públicas e produzem pesquisas e conhecimentos socialmente relevantes e, mesmo com o cenário de crise, a UFRJ mantém seu papel transformador na sociedade", enfatizou.

Autor: Juliane Reis juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade