Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Desfile cívico vai marcar os 195 anos da Independência do Brasil

Evento organizado pela 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) Forte Marechal Hermes vai acontecer na manhã desta quinta-feira

Em 07/09/2017 às 10h21


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A concentração está marcada para as 8h30 na Avenida Agenor Caldas A concentração está marcada para as 8h30 na Avenida Agenor Caldas
Nesta quinta-feira (7) será realizado o tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento é uma organização da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) - Forte Marechal Hermes, com apoio da Prefeitura e vai acontecer na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba. 

Agundo informações da Prefeitura, vai acontecer às 8h na Avenida Agenor Caldas. Já a programação terá início às 8h50 com a revista da tropa. Em seguida será realizado o desfile. 

Ainda segundo o órgão municipal, a expectativa é reunir um público expressivo no evento. Além das entidades civis e militares, como Forte Marechal Hermes, Capitania dos Portos e Guardas Municipais, irão participar da atividade, pelotões de nove bandas escolares: Corporação Musical Professor Jamil Andrade Dias (Colégio Generino Teotônio de Luna); Ciep Leonel de Moura Brizola; Colégio Paulo Freire; Escola Cláudio Moacyr de Azevedo; Colégio Professora Maria Isabel Damasceno Simão; Escola Jacyra Tavares Duval; Ciep Oscar Cordeiro; Colégio Elza Ibrahim e Escola Polivalente Anísio Teixeira. Também haverá participação da Banda Marcial Veteranos de Macaé.

De acordo com informações do Forte Marechal Hermes, o evento pretende expressar os sentimentos de patriotismo e civismo da sociedade macaense, sensibilizando todos os cidadãos brasileiros, em busca de um comportamento de maior respeito aos símbolos. 

O desfile será aberto pelo ex-combatente Ademar de Azevedo Mancebo, que possui 92 anos, e serviu no 13º Grupo Ferroviário de Artilharia de Costa. Ainda segundo informações, ele desembarcou em 7 de dezembro de 1944 em Livorno (itália) e no período da guerra, atuou nas fileiras de combate e como instrutor de bazuca, morteiro e granada. 

A Independência do Brasil é considerado o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. 

De acordo com dados históricos, oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". Ainda, segundo informações, nesta data, às margens do Riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), teria bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!".  

ORDEM DO DESFILE (de acordo com o Forte Marechal Hermes) 
 
01 EX COMBATENTE DA 2ª GUERRA MUNDIAL ADEMAR AZEVEDO MANCEBO (desfilará em viatura aberta)
02 CAPITANIA DOS PORTOS
03 FORTE MARECHAL HERMES
04 POLÍCIA MILITAR
05 CORPO DE BOMBEIROS
06 GUARDA MUNICIPAL
07 GUARDA AMBIENTAL  
08 DEFESA CIVIL
09 MOBILIDADE URBANA  
10 GRUPAMENTO DE ESCOTEIROS
11 CLUBE DE DESBRAVADORES
12 CORPORAÇÃO MUSICAL PROFESSOR JAMIL ANDRADE DIAS
13 CORPORAÇÃO MUSICAL JACYRA DUVAL
14 CORPORAÇÃO MUSICAL PAULO FREIRE
15 CORPORAÇÃO MUSICAL LEONEL DE MOURA BRIZOLA
16 CORPORAÇÃO MUSICAL CLAUDIO MOACYR AZEVEDO 
17 CORPORAÇÃO MUSICAL PROFESSORA MARIA ISABEL DAMASCENO SIMÃO
18 CORPORAÇÃO MUSICAL OSCAR CORDEIRO
29 BANDA MARCIAL VETERANOS DE MACAÉ

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: geral


publicidade