Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Inscrições abertas para Guarda Sênior na serra

Estão sendo oferecidas 50 vagas para pessoas com idade acima de 60 anos

Em 26/08/2015 às 11h16


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Hoje (26), interessados no programa de Guarda Sênior devem procurar o Posto Médico de Areia Branca Hoje (26), interessados no programa de Guarda Sênior devem procurar o Posto Médico de Areia Branca
Na segunda-feira (24) começaram as inscrições para o Programa de Guarda Sênior da Guarda Municipal, para moradores da região serrana. Estão sendo oferecidas 50 vagas para pessoas com idade acima dos 60 anos.

As inscrições estão acontecendo em todos os distritos da região serrana. Nesta quarta-feira (26), os interessados podem se inscrever no Posto Médico, no distrito de Areia Branca, de 9h às 12h. As inscrições seguem até a sexta-feira (28), sempre no mesmo horário. Na quinta (27), os interessados devem procurar o Posto da Guarda em Glicério e na sexta-feira (28), também no Posto da Guarda, no Sana.   

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar original e cópia do comprovante de renda; Cédula de Identidade (ID); Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência ou algum documento que comprove que o candidato mora na região serrana e duas fotos 3x4. Só não podem se inscrever os idosos aposentados por invalidez e aqueles que apresentam vínculo empregatício com a prefeitura. 

De acordo com a Guarda Municipal, o objetivo do projeto é aumentar o número de participantes do programa e, com isso, possibilitar a complementação da renda de famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Atualmente, o programa beneficia 200 idosos com mais de 60 anos. Os aprovados recebem um salário mínimo e a previsão é que a convocação aconteça até o final de outubro.

Programa Guarda Sênior

O programa conta com 100 idosos e foi implantando com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.

O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa. Antes de ir para as ruas, os aprovados no Programa passaram por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física.

O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando sua autoestima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal, além de viagens fazem parte do dia a dia dos agentes da Guarda Sênior.

Autor: Ludmila Fernandes

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:


publicidade