Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Cetep habilita 800 novos profissionais

Trabalhadores passam a ter espaço no mercado de trabalho

Em 03/07/2014 às 12h09


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Profissionais participam de aulas práticas durante curso Profissionais participam de aulas práticas durante curso
Mais 800 profissionais habilitados pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) ingressarão no mercado de trabalho este mês. O nível de empregabilidade dos formados pela instituição em diversas áreas supera o índice de 80%, desde o ano passado, com o cumprimento da carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para cursos de iniciação. A cerimônia de entrega de certificados acontece, dia 17, às 19h, no Centro de Conversões Jornalista Roberto Marinho, no bairro São José do Barreto.

Representantes das 17 empresas parceiras do Cetep e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/MEC) do Estado do Rio de Janeiro, além de gestores das secretarias de Trabalho e Renda, de Desenvolvimento Social, de Ordem Pública, entre outros, vão estar presentes à cerimônia.

Desde 2013, todos os cursos passaram a ter carga horária mínima de 120 horas, atendendo à exigência do MEC para capacitações de iniciação. A partir dessa reformulação e ainda a da grades dos cursos, a procura das empresas junto à Secretaria de Trabalho e Renda por profissionais habilitados pelo Cetep passou a ser diária. Além disso, o tempo de permanência nas firmas se tornou maior, de acordo com o acompanhamento feito pelo órgão. Depois da reestruturação, 2.300  pessoas já se habilitaram pelo Cetep.

A formação técnica e a qualificação profissional oferecidas pelo Cetep têm como foco o mercado de trabalho regional.  Os 800 novos profissionais cursaram: Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado, Departamento Pessoal e Recursos Humanos, Homem de Área, Soldador, Caldeireiro, Pintor Industrial, Montador de Andaimes, Pintor de Hidrojato, Cabeleireiro, Manicure, Maquiador, Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Inglês Básico e Intermediário, Artesanato e Trabalho Manual,Corte e Costura, Desenho Artístico, entre outros.
Atualmente, estão abertas inscrições para os cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Cursos para Pessoas com Deficiência, Departamento Pessoal e Recursos Humanos, Logística e Almoxarifado, Montagem e Manutenção de Computador, Maquiagem/Sobrancelha, Corte e Costura, Pintura em Tecido e Garçom. A sede do Cetep está situada na rua Alfredo Backer, 363. Os telefones para mais informações são (22) 2762-4025 e (22) 2770-0828.

Alguns dos cursos são oferecidos nos polos. Na comunidade das Malvinas, há cursos na sede do Projeto Mulher Reciclando (Promur) e na Escola Municipal Eraldo Mussi. Na comunidade Nova Holanda, acontecem no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro. Na Barra de Macaé, os interessados devem se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras). Na comunidade da Ajuda de Baixo, os cursos estão no Centro de Convivência do Idoso (CCI). No bairro Imbetiba, são ministrados no Espaço Mulher Cidadã. No Lagomar, no Centro Social do Lagomar. Na região serrana, os cursos são encontrados no distrito de Córrego do Ouro, na Escola Municipal Nathálio Salvador Antunes e no Macaé Facilita; e também no distrito de Glicério, na Escola Municipal Raul Veiga.



Autor: Assessoria

Foto: Ana Chaffin/Secom


    Compartilhe:


publicidade