Notícias

Macaé oferece vagas para Programa de Residência Médica

Interessados poderão se inscrever entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março. Edital foi publicado na quarta-feira, 12

Em 14/02/2014 às 11h30


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Candidatos farão prova no próximo dia 9 de março na Funemac, localizada na Cidade Universitária  Candidatos farão prova no próximo dia 9 de março na Funemac, localizada na Cidade Universitária
A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria municipal de Administração em conjunto com a Comissão de Residência Médica - COREME - vai abrir no próximo dia 27 as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de vagas referentes ao 1º semestre de 2014 para o Programa de Residência Médica. O edital foi publicado na quarta-feira, 12, e segundo publicação, está disponível em www.macae.rj.gov.br. 

Procedimento poderá ser feito até dia 7 de março na secretaria municipal de Administração: Avenida Rui Barbosa, nº 275, Galeria Macaé Fashion, Centro, das 10h às 16h mediante a apresentação da ficha de inscrição, fotocópia do diploma de graduação, comprovante de revalidação de diploma, histórico escolar do curso de graduação em Medicina, fotocópia da carteira de identidade e do CPF, curriculum vitae atualizado, duas fotos 3 x 4, cópia e original do comprovante do pagamento da taxa de inscrição.  

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (22) 27720350 ou 27725213.  
Ao todo são 11 vagas para candidatos com graduação em Medicina, sendo 6 para o programa de Clinica Médica e 5 para o Programa de Pediatria. A taxa de inscrição será de R$ 160. As atividades terão início em março deste ano e a duração é de 24 meses. 

O processo seletivo será realizado por meio de prova escrita e análise curricular. Avaliação será aplicada no dia 9 de março, das 9h às 13h, na Fundação Educacional de Macaé. A divulgação do resultado da prova está prevista para o dia 12 de março a partir das 10h. E a entrevista e análise curricular estão marcados para o dia 13 de março, das 9h às 17h. O resultado final será divulgado no dia 14 de março a partir das 12h. O período de matricula será nos dias 17 e 18 de março também na Funemac. 

De acordo com o edital, a Residência Médica possui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, regulamentada pela Lei nº 6.932/81 e pelas resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (CNR) / Sesu / MEC). 

Cidade passou a contar com o programa este ano 

A tão conhecida Capital do Petróleo este ano passou a contar com o Programa de Residência Médica, que ficará sob a responsabilidade da secretaria de Saúde. A iniciativa visa o aperfeiçoamento profissional e, ainda, melhorar a assistência médica à comunidade. O decreto que dispõe sobre a regulamentação da atividade também foi publicado na quarta-feira (12).

De acordo com ele, o médico residente aprovado no processo seletivo atuará durante dois anos, sob supervisão, nas áreas de assistência da atenção primária, secundária e terciária, de nível ambulatorial, que compreende as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além dos Centros de Especialidades. Já no nível hospitalar, o campo de estágio será no Hospital Público Municipal e no Hospital São João Batista.

Ainda segundo o documento, o médico residente receberá uma bolsa de estudos, que será definida pelo Ministério da Educação. O programa respeitará o limite de 60 horas semanais, incluídas num máximo de 24 horas de plantão.

De acordo com a prefeitura, a Comissão de Residência Médica informa que, para 2015, existe a previsão de ampliar a oferta de especialidades médicas. Os gestores da saúde destacam a vivência prática como principal benefício ao estudante que opta pelo programa. 

O órgão municipal lembra ainda que a aprovação de Macaé no Programa de Residência Médica só foi possível após auditoria do Ministério da Educação. Desde o início da atual gestão, as equipes do governo buscaram cumprir todos os requisitos do MEC. O parecer favorável foi anunciado no dia 19 de dezembro.

"Na ocasião, os gestores da saúde destacaram o empenho de diversos setores do governo para a elaboração do projeto, que foi finalizado em 30 de setembro do ano passado. A implementação do curso de graduação em Medicina, em 2009, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus Macaé, na Cidade Universitária, contribuiu para o cumprimento das exigências do MEC", informou a prefeitura. 


Autor: Juliane Reis/ Juliane@odebateon.com.br

Foto: divulgação


    Compartilhe:


publicidade