Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

III Conferência Municipal de Cultura em evidência hoje em Macaé.

A Fundação Macaé de Cultura promove a III Conferência Municipal de Cultural sobre o tema "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".

Em 28/06/2013 às 11h20


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Com a proposta de promover uma ampla discussão sobre questões referentes à política cultural do município, Macaé realiza a III Conferência Municipal de Cultural, etapa integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura, abordando o tema "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". O evento acontece nesta sexta-feira e no sábado (28 e 29), no Auditório da Funemac. 

O evento terá início às 17h com credenciamento. Em seguida, a abertura solene da Conferência contará com a participação do prefeito Dr. Aluízio Junior, representantes do Ministério da Cultura, Fábio Lima e Álvaro Maciel, e dos presidente e vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca e Paulo de Tarso, respectivamente.

Segundo o vice-presidente Paulo de Tarso, esta Conferência Municipal de Cultural é uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Cultural e tem um caráter fundamental, que é a convocação da sociedade civil para um debate e uma reflexão sobre proposições que precisam ser deliberadas no campo da cultura. "A Conferência Municipal de Cultura tem a relevância de se pensar propostas claras e efetivas para o que se quer da cultura macaense. Por isso, convocamos a população macaense, a classe artística, produtores culturais, representantes de instituições e empresários para participar e colaborar deste ato de práticas democráticas de participação popular. Pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer", declarou o vice-presidente da Fundação.

Já o presidente Juliano afirma que a conferência é importante para uma gestão responsável e compartilhada. "Pensamos numa gestão planejada e também democrática, que esteja alinhada com as diretrizes do plano nacional de cultura. Esse é mais um momento que proporcionamos para artistas e representantes da cultura macaense discutirem também o plano municipal e, principalmente, se reconhecerem como grandes responsáveis para o cumprimento das nossas metas", declarou ele

Eventos preparatórios

A Fundação Macaé de Cultura organizou dois eventos preparatórios para a III Conferência Municipal de Cultura. Assim, nos dias 17, 18 e 19 de junho foi realizado o Seminário de Implantação de Sistemas Nacional de Culturas, no Hotel Travel Inn Personal, contando com a participação de secretários de cultura de diversos municípios do Estado. Macaé foi escolhida para sediar o evento por já ter implantado o Conselho Municipal de Cultura, ter definido o Plano Municipal de Cultural e o Fundo Municipal de Cultura.

E, numa grande discussão levantada pelos protagonistas da cultura no município, a Fundação promoveu o Fórum Municipal de Cultura, no dia 19 de junho, em meio a palestra do representante do Ministério da Cultura, Marcelo Velloso. O evento aconteceu no Sindipetro, abordando quatro temas de interesse do município, como forma de reunir elementos para a III Conferência de Cultura. A realização contou com a participação de representantes do setor cultural macaense. 

Opções da conferência

A III Conferência Municipal de Cultura oferece aos participantes quatro opções de grupos de trabalho: a primeira é a Implantação do Sistema Nacional de Cultura. Os adeptos irão discutir os Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios). Aborda ainda questões como marcos legais, qualificação da gestão cultural, fortalecimento e operacionalização dos Sistemas de Financiamento Público da Cultura, e Sistemas de Informação Cultural e Governança Colaborativa.

Outra opção é a Produção Siombólica e Diversidade Cultural, que tem foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial, entre outros.

O evento tem ainda a opção Cidadania e Direitos Culturais, que enfoca a garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.
E, finalmente, a conferência abre espaço para discutir o tema Cultura e Desenvolvimento, ressaltando a economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Autor: Isis Maria Borges Gomes - isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: Conferência


publicidade