Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Macaé 200 anos de história em destaque.

A festa pelos 200 anos da criação da Vila de São João de Macaé é aberta neste sábado (22) com lançamento de selo comemorativo.

Em 22/06/2013 às 10h27


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

"Onde o mar beija a areia morena, Onde o rio se encontra com o mar, Onde o sol banha a terra serena, Tu estás, Macaé, a sonhar...". Assim, ao som do Hino de Macaé, acontecem as comemorações pelos 200 anos da criação da Vila de São João de Macaé. Uma programação especial marca a data, que tem sua abertura neste sábado (22) com lançamento de selo comemorativo do Macaé 200 anos. O evento é realizado no Parque da Cidade, a partir das 19h, quando haverá a apresentação da regravação do Hino de Macaé.

A promoção será abrilhantada ainda pelo show de Ivan Lins, que se apresenta acompanhado da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (SP), sob a regência do Maestro Edilson Ventureli. A noite conta também com a participação especial das Bandas centenárias Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores, que se apresentam juntas pela primeira vez na história. Na ocasião, será divulgada ainda toda a programação da Expo Macaé 2013.

Segundo o Presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Tannus Fonseca, a Prefeitura de Macaé elaborou uma programação especial, que vai transcorrer até 29 de julho, data do aniversário do município. Segundo Juliano, o slogan do Macaé 200 anos é ‘Nossa Gente, Nossa História, Nosso Maior Patrimônio’, numa proposta que visa o resgate da história e do povo que participou desde criação da Vila de São João de Macaé até o município se tornar a Capital Nacional do Petróleo. "O Governo Municipal mostra que valoriza todos os macaenses, nascidos ou não no município, destacando todos que vêm construindo Macaé como protagonistas de sua história, para elaborar o futuro das novas gerações", declarou o presidente.

Programção dos 200 anos

Após a abertura que acontece neste sábado (22), a programação comemorativa aos 200 anos de Macaé vai prosseguir no dia 4 de julho, às 19h, com inauguração do Polo de Cultura Escola Municipal de Dança, na sede social do Fluminense Futebol Clube. Logo no dia seguinte, 5 de julho, está marcada a inauguração da Iluminação dos Prédios Públicos e Históricos de Macaé, às 19h na Igreja de Sant’Anna, contando com a participação do Coral da Confraria de Sant’Anna, além de exposição do acervo da igreja. 

Já no dia 10 de julho, haverá a inauguração da projeção 3D da História de Macaé, na fachada do prédio da Câmara Municipal de Macaé, evento que vai prosseguir até o dia 19 sempre às 19h. Para o dia 11 de julho está prevista a assinatura do Termo de Tombamento da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, às 19h, na sede da Lyra dos Conspiradores. E no dia 12, haverá a assinatura do Termo de Tombamento da Sociedade Musical Nova Aurora, na sede da instituição também às 19h.

Os festejos vão prosseguir no dia 18 de julho com o lançamento do Livro "Nossa Gente, Nossa História, Nosso Maior Patrimônio", às 19h, no Solar dos Mellos. E o evento mais esperado do ano, a Expo Macaé 2013, acontecerá de 25 a 29 de julho no Parque de Exposições Latiff Mussi. E durante a exposição, será encenado o espetáculo teatral "Princesinha do Atlântico", na Tenda da Cultura.

Outro grande espetáculo ocorrerá no dia 31 de julho, às 20h30, quando o público macaense poderá aplaudir o Ballet Deborah Colker, apresentando o espetáculo ‘Velox’, em parceria com a Petrobras, no Parque da Cidade.

O selo comemorativo

Bastante expressivo, o selo comemorativo do Macaé 200 anos apresenta o símbolo do município, uma palmeira macaíba estilizada - origem do nome de Macaé - delineada com ondas do mar e com uma silhueta da serra, em conformidade com a Bandeira do município. O selo mostra ainda o slogan ‘Nossa Gente, Nossa História, Nosso Maior Patrimônio’, o número 200 anos (1813 - 2013), enaltecendo as cores do município azul e branco.

Hino de Macaé

O Hino de Macaé - com música do pianista Lucas Vieira e letra do Professor Antonio Alvarez Parada, conforme Deliberação 221/65, de 17 de setembro de 1965 - ganhou novos arranjos musicais feitos pelas Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores, em parceria com outros músicos da cidade, sob a coordenação do Diretor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Bruno Py.

Assim, 24 músicos da Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores gravaram o Hino de Macaé em estúdio de avançada tecnologia e excelente qualidade sonora, contando com as participações do Coral Cidade de Macaé e do cantor Glauco Zulo.

Proposta de Macaé 200 anos

Segundo Juliano Fonseca, a escolha de Ivan Lins para a abertura dos festejos dos 200 anos de Macaé se deu justamente pelas suas composições que falam de ‘Um Novo Tempo’, confirmando a proposta do governo municipal de construir um mundo melhor. "A música de Ivan Lins ‘Depende de Nós’ traduz este novo tempo dos 200 anos de Macaé: "Quem já foi ou ainda é criança / Que acredita ou tem esperança / Quem faz tudo para um mundo melhor", afirma Juliano.

Ivan Lins

Ivan Lins é músico completo, grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados e ao mesmo tempo fáceis de gostar. Sendo o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior, o compositor começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito influenciado pela música que ouviu em sua infância nos Estados Unidos, pelo jazz, e bossa nova.

Sinfônica Heliópolis

A Sinfônica Heliópolis surgiu em 1996 com um grupo de 36 alunos da comunidade de Vila Heliópolis, na cidade de São Paulo. Em 2004, o sonho de se formar uma orquestra sinfônica foi colocado em prática pela direção do Instituto Baccarelli. Nasceu assim, a Sinfônica Heliópolis, com um projeto ampliado, que abriu vagas para estudantes de música de todo o Brasil, e proporcionou uma maior diversidade cultural e uma maneira mais plena de praticar a inclusão social. Atualmente, estudantes de diversas regiões do país fazem parte da Sinfônica, como Manaus e Belém, totalizando 80 músicos.

Autor: Isis Maria Borges Gomes - isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação.


    Compartilhe:

Tags: 200 anos.


publicidade