Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

II Jornada de Nutrição da UFRJ reuniu mais de cem participantes.

Acadêmicos e profissionais da área participaram do evento que encerrou ontem.

Em 20/06/2013 às 12h26


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O evento que teve como objetivo difundir o trabalho do nutricionista em diferentes áreas de atuação. O evento que teve como objetivo difundir o trabalho do nutricionista em diferentes áreas de atuação.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, por meio do curso de Nutrição do campus encerrou ontem a II Jornada de Nutrição. O evento que teve como objetivo difundir o trabalho do nutricionista em diferentes áreas de atuação, alimentação coletiva clínica, saúde coletiva, esportes e outros, reuniu mais de cem participantes entre acadêmicos e profissionais. 

O primeiro dia de atividades aconteceu no Glória Garden Suítes e contou com a participação da coordenadora do curso, a professora Drª Kelse Tibau de Albuquerque, a representante da Superintendência de Atividades Fora da Sede e membro da Comissão de Acompanhamento de Implantação do curso de Nutrição em Macaé, Drª Elizabeth Acciolly e o professor Bernardo, representando o diretor do campus, o professor Gilberto Dolejal Zanetti. 

Ao decorrer do encontro os participantes assistiram a quatro mesas redondas. A primeira, "Desafios da atuação do nutricionista em alimentação coletivas" com as palestras "O Nutricionista no Brasil: passado, presente e futuro", com a Professora MSc. Lúcia Andrade, "Regulamentação da atividade do nutricionista de alimentação coletiva e fiscalização do exercício profissional", com a presidente do CRN, Kátia Cardoso dos Santos e a fiscal do CRN Samara Crancio, "Atuação do nutricionista em alimentação off shore", com Gabriella Barcellos Almeida, Coordenadora de equipe de segurança de alimentos da CIS Brasil. 

A segunda com o tema "Perspectivas em nutrição no paciente crítico" que foi marcada pelas palestras "Necessidades energéticas no paciente crítico", com o nutricionista Ricardo Gomes Mourão, "Avaliação nutricional do paciente crítico", com a também nutricionista Wania Guimarães Damasceno Bastos, "Imunonutrição em cirurgia" com a nutricionista Beatriz Pereira Nunes Fiqueira. 

A terceira, intitulada "Nutrição e Esporte: Complexidade, Perspectivas e estratégias nutricionais" com as temáticas "Aspectos Fisiológicos de Corredores de Rua", com o Professor MS. Anderson Pontes Morales, "Avaliação Diagnóstica de atletas de elite" com a Professora  Drª Michele Teixeira. 

E a quarta, com o tema "A Promoção da alimentação saudável no campo da Nutrição aplicada a Saúde Pública". As palestras realizadas foram "A promoção da alimentação saudável no locus da segurança alimentar e nutricional" com Ana Elisa Pot Lourenço, "Alimentação complementar: dez passos para alimentação saudável para crianças menores de dois anos", com Mariana Peixoto Souto e "A Semana de Alimentação Escolar como estratégia de educação alimentar e nutricional na rede de educação básica", com Marli Rocha - MSc. Saúde Coletiva- IESC/UFRJ. 

Ao término das atividades houve sorteio de um curso de pós-graduação EAD IBGSE e de um livro sobre Diabetes no dia a dia. 

Já ontem, as atividades foram realizadas na Cidade Universitária e contou com as oficinas "Ser nutricionista: Ideias para a construção da carreira", "Terapia Nutricional enteral: Uma abordagem prática" e "Alimentação e suplementação em Nutrição no Esporte". 

Mayara Cristina Pessanha Azevedo, estudante do terceiro período do curso de nutrição da UFRJ participou do evento pela primeira vez e ficou satisfeita com os resultados. "Foi uma oportunidade de integração entre nós acadêmicos e profissionais da área, onde além de conhecer mais sobre a profissão, recebemos orientações sobre o mercado de trabalho", disse ela. 

Autor: Juliane Reis - Juliane@odebateon.com.br

Foto: Bertha Muniz.


    Compartilhe:

Tags: Saúde.


publicidade