Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Moradores pedem a reativação de Posto de Saúde da Família.

Atualmente o local está passando por melhorias, entre elas, pintura e limpeza.

Em 13/06/2013 às 11h43


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Em 2012, a Prefeitura chegou a fazer a limpeza no local, porém reativação não aconteceu. Em 2012, a Prefeitura chegou a fazer a limpeza no local, porém reativação não aconteceu.
Com a demanda grande nos hospitais, o Posto de Saúde da Família (PSF) acaba sendo uma alternativa que surgiu para facilitar a vida das pessoas. Em Macaé, alguns bairros e comunidades contam com esses serviços, evitando que a população precise se deslocar para locais mais distantes nos casos menos grave. 

O problema é quando esses postos, em vez de serem ampliados, passam a ser reduzidos, resultado de uma deficiência na gestão pública, gerando muita insatisfação de parte da população. Um exemplo disso aconteceu em uma das comunidades mais populosas do município.

Abandonado e desativado há mais de quatro anos, o Posto de Saúde Família (PSF) da Nova Esperança, que fica situado na Rua Medeiros com a rua 9, da Nova Holanda, é alvo frequente de reclamações dos moradores da região.  

Quando era ativo, essa unidade oferecia atendimentos médicos, fisioterapia, enfermaria, odontologia, entre outros serviços. Somente em 2012, foram diversas reportagens mostrando o estado de calamidade no local, que chegou a ser alvo de usuários de drogas e de descarte irregular de lixo. Onde deveria ser um local para tratar da saúde estava se tornando um foco de doenças. 

A equipe de reportagem chegou a entrar no local  várias vezes, onde flagrou dentro do imóvel arrombado, entulhos e resíduos em todos os cômodos. Fezes humanas e de animais também podiam ser encontradas pelo chão. Além disso foi presenciado na época um pequeno quarto com vários colchonetes e roupas espalhadas pelo chão.

No final do ano passado, a secretaria de Limpeza Pública foi ao local e limpou tudo, fechando novamente os portões a fim de evitar novas invasões. Porém a tão esperada reativação não aconteceu.

No início desse ano, durante o Bairros em Debate, os moradores chegaram a questionar a reabertura desse posto, já que o atual posto da Nova Holanda, localizado na rua 7, não dá conta da grande demanda das duas comunidades. Segundo o relato de alguns moradores, o local está atualmente recebendo obras de revitalização, como pinturas e limpeza, e teria sido passado a informação a eles que o PSF seria reativado. 

"Não sabemos se essa informação de fato procede, mas ver esse posto sendo revitalizado nos dá uma esperança. Se isso de fato acontecer, a gente quer parabenizar a Prefeitura pela iniciativa. Durante anos, quando eu ainda estava à frente da Associação de Moradores e da Administração do Bairro, eu lutei muito com o Celso Cardoso para que isso fosse feito. A gente quer ver melhoras na comunidade e isso é de extrema importância para nós", ressalta o morador Vando Emanuel. 
A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber se a informação procede, mas até o encerramento desta edição não obteve resposta. 

Autor: Marianna Fontes - marifontes@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães.


    Compartilhe:

Tags: Nova Holanda.


publicidade