Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Macaé 200 anos: Solar dos Mellos intensifica trabalhos

Em 16/01/2013 às 10h55


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O museu da cidade de Macaé, Solar dos Mellos, está com os trabalhos em ritmo acelerado para promover a cultura do município, tendo em vista os 200 anos da antiga vila de Macahé, que se dará no próximo aniversário da cidade, dia 29 de julho.

Para começar os trabalhos, todos os monumentos de interesse histórico receberão tratamento de limpeza ou restauração, conforme a necessidade de cada um. Entre eles estão: o Relógio Solar da avenida Presidente Sodré, o busto de Luiz Reid, as homenagens a Braille (avenida Presidente Sodré) e Washington Luiz (na praça homônima), além do busto de Ivair Itagiba e o monumento à passagem do cientista inglês Charles Darwin, por Macaé.

Outra questão em pauta é a organização jurídica do museu, que tem uma lei específica, mas falta o regimento em fase de elaboração com a assessoria do diretor do Arquivo Público de Campos, Carlos Freitas. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação Macaé de Cultura.

A preservação histórica e cultural de Macaé é uma das diretrizes do Solar dos Mellos, para isso, o museu desenvolve um trabalho pautado no cuidado com documentação, memória e registro. Tudo isso em sinergia com a esfera da educação patrimonial, contribuindo assim para a ênfase em aspectos da cidadania, uma vez que o cidadão é reconhecido como fruto de um processo cultural por herança e tradição de valores.

Foto: Assessoria


    Compartilhe:


publicidade