Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Prefeitura trabalha Cultura como referência nacional

A criação dos Polos de Cultura será levada a sério durante toda a gestão, até 2016

Em 10/01/2013 às 10h52


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Projetos terão interface entre as secretarias municipais Projetos terão interface entre as secretarias municipais
Macaé vai voltar ao cenário da cultura nacional. Para isto, o prefeito Dr. Aluízio determinou que o Plano de Governo dos primeiros 180 dias leve a cultura até a comunidade com organização e bem-estar da população, de forma que esteja de portas abertas para todos os cidadãos do município.

As metas a serem cumpridas neste primeiro semestre do ano são: reinaugurar o Teatro Municipal de Macaé, implantar cinco Polos de Cultura nos bairros e distritos, realizar um grande festival artístico, fomentar o Solar dos Mellos com atividades para o público e criar um museu no município.

Entre as determinações do prefeito para a cultura fazem parte ainda a reimplantação da Biblioteca do Sana; reforma da estação ferroviária para criação da Estação Central de Glicério, que será um dos Polos de Cultura; apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart); e a Escola de Dança que terá um corpo de 
baile do teatro.

A reabertura do Teatro Municipal aguarda apenas a liberação do alvará de funcionamento. A inauguração do Cine Clube é outra meta, bem como as bibliotecas municipais.

Como tem acontecido em todas as secretarias e órgãos municipais, o Plano de Governo da Cultura foi apresentado aos funcionários da Fundação Macaé de Cultura, em reunião nesta terça-feira (8), às 9h30, no auditório do Teatro Municipal. Na oportunidade, todos conheceram como será feito o trabalho, seguindo a determinação do prefeito Dr. Aluízio que quer consolidar a cultura no município resgatando as manifestações populares.

Os projetos terão interface entre as secretarias municipais. A Ordem Pública, por exemplo, já solicitou da Cultura que sejam levados programas culturais às comunidades pacificadas com atividades para os moradores; e a Educação também quer projetos culturais nas 106 escolas municipais.

A criação dos Polos de Cultura será levada a sério durante toda a gestão, até 2016, quando cada comunidade terá o seu Polo funcionando. A ideia é que igrejas, praças e outros lugares públicos também se transformem em Polo de Cultura. Além disso, o Solar dos Mellos será movimentado sempre com exposições, cafés culturais e outros eventos com portão aberto para a população.

O projeto Macaé 200 Anos agora está vinculado diretamente à Fundação Macaé de Cultura. As manifestações artísticas locais terão um espaço específico para acontecerem: a Tenda de Cultura que, na prática, é o nome de um projeto dedicado a disseminar a cultura da terra, que terá eventos o ano inteiro, todo fim de semana, em comunidades diferentes, visando fomentar a cultura nas ruas.

Outro compromisso do governo de Dr. Aluízio é a realização de festivais que podem ser de dança, gastronomia e outros, sempre com metas a serem alcançadas diante do público e artistas.

O Plano de Governo de Cultura foi montado a partir de discussões junto ao Conselho Municipal de Cultura composto por pessoas envolvidas com a arte em geral 
no município. 

Foto: Guga Malheiros


    Compartilhe:


publicidade